quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Luzes no cabelo: ideais para clarear os fios sem danificá-los

Para dar uma mudada no visual, garantir um aspecto mais iluminado ao rosto, para ficar sutilmente loira… São variados os motivos que levam as mulheres, de diferentes idades e estilos, a fazerem luzes nos seus cabelos.
Déa Chaves, colorista do Werner Coiffeur, explica que luzes são mechas claras (loiras) feitas nos cabelos. “Elas podem ser feitas com produto com amônia ou sem amônia, dependendo do tipo do cabelo”, acrescenta.
O método agrada a maioria das pessoas, pois, além de dar um toque especial à beleza da mulher, não oferece grandes problemas aos cabelos. Isso é, não agride os fios como outros métodos fariam.
“Fazer luzes agride menos os fios se comparado a outros métodos como, por exemplo, a coloração que pega o cabelo inteiro. Já as luzes, como são feitas em algumas mechas, danificam menos os fios”, explica Déa.
Christianne Abila, 26 anos, conta que faz luzes desde os 19 anos. “Na época, resolvi mudar radicalmente o visual. Por recomendação do meu cabeleireiro, esperei um ano até que meu cabelo crescesse (ele estava com tintura preta) para poder cortar e mudar. Optei pelas luzes para não dar um choque muito grande na aparência. E também porque queria um método que não danificasse muito meus cabelos”, explica. “Depois disso, nunca mais abri mão delas. Vejo que cabelos loiros exigem muitos cuidados e, com luzes, a manutenção é mais tranquila do que com tintura, por exemplo. Não fico com a raiz tão marcada quando já está na hora de refazê-las, o que é ótimo”, acrescenta.
O retoque da raiz costuma ser feito entre dois ou três meses, dependendo do ritmo do crescimento do cabelo de cada pessoa.
Tatiana José, 31 anos, também optou pelas luzes para não ter que usar tintura em todo o cabelo. “Faço luzes há mais de 10 anos, porque gosto de ter cabelos claros, mas sem serem muito artificiais, como ficaria caso eu tingisse os fios de loiro”, diz.

As luzes podem ser feitas em qualquer cabelo?

A colorista Déa explica que as luzes podem ser feitas em todos os tipos de cabelo, ou seja, em mulheres que já possuem os cabelos mais claros, em morenas etc. “Vai muito do gosto da pessoa. Mas vale destacar que, em mulheres claras e loiras, por exemplo, é possível puxar luzes bem claras, platinadas. Já nas mulheres morenas, é mais comum puxar para o tom mel”, diz.
Fernanda Duran, 36 anos, conta que manteve seus cabelos na cor natural, castanho escuro, até os 35 anos, depois, decidiu fazer luzes e teve muito sucesso. “Quando decidi fazer uma mudança no visual, optei pelas luzes. Todo mundo adorou e comentou que fiquei com uma aparência mais jovem”, conta.

As luzes podem ser feitas em casa?

Atualmente, é possível encontrar todo tipo de informação na internet. E não só os cabeleireiros profissionais, como também as pessoas em geral, têm liberdade para colocar, na web, vídeos em que mostram como fazem luzes, coloração, corte e outros procedimentos nos cabelos.
Porém, os profissionais da área são unânimes em dizer que fazer luzes em casa é totalmente arriscado.
A melhor opção é sempre procurar um cabeleireiro de confiança, que tenha experiência em fazer este tipo de trabalho. É interessante verificar com o profissional, também, como manter os fios saudáveis após o procedimento, pegando dicas de produtos, se informando sobre a necessidade de fazer hidratações ou outros tratamentos.

Dúvidas frequentes

Abaixo, a profissional Déa Chaves responde a outras dúvidas comuns que muitas mulheres têm ou já tiveram a respeito das luzes:
Todas as mulheres podem fazer luzes nos cabelos? Mesmo aquelas que já possuem outro tipo de química no cabelo?
Déa Chaves: Muitas mulheres, por exemplo, têm escova definitiva nos cabelos e temos que ter atenção a isso. Devemos sempre fazer o teste de mecha para ver se o cabelo vai aguentar a descoloração e se não vai defrizar. (Nesse caso, se não deixar os fios sensibilizados, as luzes poderão ser feitas com produtos sem amônia).
Quais são os riscos de fazer luzes em casa, sem a ajuda de um profissional?
Déa Chaves: Os fios podem partir, as mechas podem ficar desiguais e com cor diferente. Não recomendo nunca fazer luzes em casa!
Após fazer as luzes, as mulheres precisam ter cuidados especiais com os cabelos? Quais?
Déa Chaves: Sim, sempre. Tratamento em casa e cauterização no salão. Usar um bom xampu, máscara para cabelos coloridos e leave-in. No mesmo dia em que fizer as luzes já pode ser feita a cauterização. Se precisar retornar, o espaço é de 20 dias.
Fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário