quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Risco de câncer nas mulheres pode ter relação com altura, diz estudo

Se você às vezes sente inveja do corpo das modelos com suas longas pernas, pode reconsiderar sua opinião. É que de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, há uma ligação entre a altura e o risco de ter câncer. Depois de estudar mais de 20 mulheres entre 50 e 79 anos, os pesquisadores descobriram um relação surpreendente entre a altura das mulheres na pós-menopausa e seu risco para a doença.
As mulheres foram divididas em cinco grupos, de acordo com sua altura. Os pesquisadores analisaram dados sobre cada grupo e avaliaram os riscos de desenvolvimento do melanoma, câncer de mama, de ovário, de endométrio e de cólon. Eles descobriram que, para cada quatro centímetros a mais de altura, o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer aumenta em 13%.
Todos os tipos de câncer testados apresentaram uma associação positiva com a altura. Mas os autores do estudo alertam que os resultados não significam que o câncer é inevitável para todas as mulheres altas. “A altura adulta é determinada tanto pela genética e por exposições no início da vida, além das circunstâncias ambientais. A influência das exposições ambientais é evidenciada pelo aumento secular na altura das populações em muitos países a partir do século 19. A altura não deve, portanto, ser considerada como um fator de risco em si”.
Fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário