sexta-feira, 18 de maio de 2012
Saúde da boca
Como qualquer outra parte do nosso corpo a boca e também a língua precisa de cuidados específicos. A língua nem sempre é cuidada da forma como deveria ser, pois ela é algo muito importante e fundamental responsável pela nossa fala, ajudar a deglutir e perceber o sabor dos alimentos, a língua é equipada com papilas gustativas responsáveis pela identificação dos sabores doce, salgado, azedo, ou amargo, também é através dela que podemos reconhecer pela sensação térmica.
Na língua temos uma certa sensibilidade conhecida como táctil semelhante a da ponta dos dedos. Não sei se você já reparou mais na superfície da língua tem um desenho e este desenho formado em sua superfície é tão pessoal quanto à impressão digital. Algumas vezes este desenho se torna tão pessoal quanto à impressão digital. A sensibilidade nesta região muitas vezes não é percebida às vezes ou desenvolvida, por exemplo, quando a pessoa tem dentes quebrados ou com alguma obturação, muitos sentem que algo não esta normal, tem algo diferente no local. É muito importante que todos os indivíduos desenvolvam o tato com a língua, porque facilita a identificação de problemas nos dentes, fazendo com que assim haja a alterações no formato e consistência na bochecha, além de tudo é importante também conhecer o aspecto da língua. A superfície da língua não é lisa, e sim recobertas por saliências, que são os botões gustativos presentes na mesma.
Normalmente todas as pessoas possuem a língua com uma coloração rosa claro podendo haver áreas vermelhas e esbranquiçadas. O câncer de boca é mais comum ao lado ou na parte inferior da mesma, mas tem as protuberâncias na parte superior. Pessoas que costumam consumir algumas determinadas coisas, como o cigarro, bebidas alcoólicas ou temperos fortes em excesso faz com que estes produtos acabem com a sensibilidade da língua. Muitos não sabem mais é algo muito interessante, pois os degustadores profissionais não podem fumar nem ingerir bebidas alcoólicas, porque quando consumimos este tipo de alimento ou produtos isso prejudica a capacidade de percepção das nuances dos sabores, fazendo com que não possamos destingir o sabor de forma adequada. Acredito que muitos usam a língua para fechar as correspondência, procure não use a língua para este tipo de coisa, muito menos molhar os dedos para contar dinheiro ou virar paginas de livros velhos, porque assim vocês estão correndo risco de ingerir fungos e bactérias que podem estar presente nos seus dedos . Para pessoas que mordem a língua com freqüência, ou até mesmo aquelas que possuem algum tipo de prótese que a fere,é recomendando que procurem um dentista para fazer os devidos ajustes e ajudar a evitar este tipo de problema.
Estímulos que irritam constantemente geralmente estão associados ao álcool e ao fumo são causadores de lesões pré-cancerígenas. A deposição de resíduos alimentares pode formar uma camada esbranquiçada sobre a língua, chamada saburra, que é responsável pelo acúmulo de bactérias e mau hálito, para evitar este tipo de problema e fundamental escovar os dentes após todas as refeições e também escovar a língua durante o processo de escovação, para facilitar ainda mais use um limpador apropriado e depois faça bochecho para limpar a parte posterior da língua, ou seja, a parte que entra pela garganta. Cuidado com o que passa pela sua língua fique atenta a sua alimentação, suas atitudes e procure sempre manter a língua limpa.
Fonte: belezafeminina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário