domingo, 9 de setembro de 2012

Como evitar o ressecamento dos lábios no clima seco?

Consumir bastante água e investir nos batons hidratantes são atitudes essenciais para uma boca mais saudável.

 
Queimação, ardor e leve desconforto. São esses os sintomas quando se está com os lábios ressecados. Seja no inverno ou em dias muitos secos, é comum sim haver o ressecamento nas laterais da boca, causando vermelhidão e alta sensibilidade. Mas afinal, você sabe o porquê isso acontece?

Por vários motivos: baixa imunidade do ar, tempo de exposição ao sol excessivo, má alimentação, pouco consumo de água e o uso de batons que não são ideais para você. Unindo todos esses fatores com a falsa “receita” de molhar os lábios com a língua, esses sintomas agravam, e muito, o ressecamento labial.

Cuide diariamente da sua boca

Assim como os cabelos, pele e unhas, a sua boca merece sim ter toda a atenção. Para isso, nada melhor do que passar protetor labial todos os dias antes de sair de casa. Eles protegem os lábios contra os raios solares, hidratam e previnem contra o ressecamento.

Esqueça o velho hábito de molhar a boca com a língua. A saliva contêm sais e sua acidez provoca o efeito reverso do que se espera, aumentando ainda mais o nível de ressecamento.

Escolha o batom certo

Não adianta em nada optar por cosméticos com preços muito mais acessíveis. Você deve escolher os que apresentam componentes hidratantes na formulação, como vitamina E, manteiga de karitê e ceras.

Mas caso o grau de ressecamento esteja elevado, causando rachaduras e até sangramento, você deve procurar seu dermatologista, que prescreverá pomadas com antibióticos capazes de solucionar o seu problema.

Prefira os batons lip balm

Manteiga de cacau? Sim, é uma ótima maneira para proteger os lábios. Mas você necessita de produtos que auxiliem na reconstrução celular. Para isso, invista nos batons lip balm.
Conhecidos por não terem cores concentradas, possuem fórmulas bastante hidratantes. Você encontra no mercado de cosméticos várias opções de marcas, com valores diversos. Para usar, basta aplicá-lo nos lábios antes de passar o seu batom de costume. Como não tem aspecto oleoso, eles umedecem os lábios e podem ser usados sozinhos também.

Beba muita água

Tanto para tratamentos estéticos quanto para a saúde, beber, pelo menos, dois litros de água por dia é essencial para manter o corpo hidratado. É comprovado que quanto mais houver a ingestão, maior será a eliminação de toxinas do organismo através da urina.
O mesmo vale para os lábios. Quanto mais houver o consumo de alimentos ricos em vitaminas e a ingestão de água, melhor será a hidratação do corpo em geral.

Umedeça sua casa

Quando perceber que o dia está intensamente seco, procure espalhar baldes com água pela casa, pois as gotículas evaporarão e você terá um ambiente mais aconchegante e umedecido.

fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário