quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cafeína: a nova aliada da beleza

Ela combate celulite, deixa a pele mais jovem e macia, entenda mais sobre os benefícios dessa substância.


Quando você ouve falar de cafeína, logo pensa no delicioso cafezinho, necessário de manhã e irresistível após o almoço? Se pra você cafeína se refere a apenas isso, esta coluna veio a calhar. A cafeína tem sido usada com frequência nos cosméticos, com resultados bastante satisfatórios.

O poder da cafeína

A cafeína pertence a um grupo de compostos lipídicos solúveis denominados de purinas. Possui um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental que produz excitação e euforia, redução da sensação de fadiga e aumento da atividade motora. Encontrada naturalmente em grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolizada pelo fígado, e só cerca de 3% a 5% é recuperada na sua forma original na urina. E exatamente por conta de ser altamente metabolizada é que a indústria cosmética fez uso dela.


Mais poderes da cafeína

O café é extremamente rico para a pele. Ele é antioxidante, três vezes mais do que o popular chá verde. Ou seja, também é superimportante no combate aos radicais livres quando é ingerido. Quando se trata de cosméticos, uma das principais vantagens da cafeína é na redução de medidas e na eliminação de celulite.

Isso porque a cafeína estimula a queima de gordura na célula, fazendo com que ela não acumule as gorduras que geram a celulite.

A substância também tem a capacidade de transformar a gordura em ácido graxo e glicerol, facilitando a eliminação dos excessos na célula. No entanto, muitas vezes as opções existentes no mercado possuem uma quantidade de cafeína abaixo da considerada adequada para proporcionar a queima de gordura nas células.

Além disso, estes produtos não possuem uma forma disponível de cafeína, o que dificulta sua penetração na pele e minimiza sua ação lipolítica.

Então, qual produto escolher?

O melhor a fazer para tirar proveito pleno da cafeína é usar produtos prescritos pelo seu dermatologista. Ele receita dose maiores de cafeína nos cosméticos (claro que de acordo com as suas necessidades), fazendo com que o resultado seja realmente percebido. Para os produtos que combatam celulite e gordura localizada, a melhor indicação é usá-los pouco antes de fazer atividade física para potencializar o efeito.

Vale lembrar que a cafeína é quase como um grão de areia, é preciso bastante investimento para descobrir como dissolvê-la e fazer com que a penetração seja rápida e eficiente, por isso, cremes bons e potentes com cafeína custam mais caro.

Peeling de café

Algumas clínicas já apostam nesse tipo de peeling, em vista dos bons efeitos da cafeína. As propriedades do grão de café atuam estimulando a regeneração celular, o rejuvenescimento e a revitalização da pele. O resultado é uma pele com mais vida, supermacia e hidratada.

Massagens à base de cafeína

Massoterapeutas usam cremes de cafeína para quem quer eliminar a celulite. A massagem é feita com pressões fortes nas regiões onde há acumulo de moléculas de gordura e, depois o local é envolvido por um produto à base de café. Através da quebra de gordura, é possível alcançar a camada mais profunda da pele para eliminar os indesejados furinhos. O bacana é que a cafeína ativa a microcirculação da pele, funcionando como loção firmadora e hidratante corporal.

Mais efeitos da cafeína

Esfoliação: por conta dos grãos e das cascas de café moídos e as cascas do grão, que possuem agentes naturais que estimulam a renovação celular e a circulação sanguínea.

Protetor solar: é retirado do extrato de café. Esse extrato contém flavonóides que ajudam a criar uma camada protetora na pele, bloqueando a ação dos raios UV.

Injeções à base de cafeína: para auxiliar no emagrecimento, alguns médicos receitam esse tipo de injeção, que acelera o metabolismo e ajuda na quebra das moléculas de gordura.

A cafeína pode deixar você mais bonita de várias formas, mas o mais importante é pedir indicações ao seu médico, visto que em doses baixas, ela não ajuda em nada e em doses muito altas, ela pode trazer prejuízos.

Fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário