quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Esqueci de tomar o anticoncepcional, e agora?

Um dos problemas mais comuns no uso dos anticoncepcionais orais é o esquecimento, saiba o que fazer caso isso aconteça.



Uma das perguntas mais frequentes das mulheres a respeito do uso da pílula é sobre o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional. Para garantir a eficácia do método, uma das principais recomendações é tomar a pílula no mesmo horário todos os dias.

Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula, considere sua rotina e escolha um horário em que você sabe que estará sempre disponível. Para não esquecer, uma dica é tomar na hora do almoço, depois de acordar ou antes de dormir, por exemplo.

Com o tempo, tomar o anticoncepcional corretamente se tornará um hábito no seu dia-a-dia. Mesmo assim, pode ocorrer de o horário de tomar a pílula pode acabar passando batido por um descuido.

O que fazer?

Se isso acontecer, não é preciso entrar em desespero. De uma forma geral, as orientações sobre o que fazer em caso de esquecimento da pílula são as seguintes:

Se esquecer de tomar uma pílula: Tome a pílula esquecida imediatamente, assim que lembrar e a seguinte na hora habitual, continuando com a cartela normalmente. Se a pílula do dia anterior for lembrada no momento da próxima a ser tomada, pode-se tomar as duas ao mesmo tempo.
Em caso de esquecimento de uma pílula, não é necessário fazer uso de métodos contraceptivos adicionais, como a pílula de emergência ou do dia seguinte, por exemplo.

Se esquecer de tomar duas ou mais pílulas: Se esqueceu por dois dias, o ideal é tomar dois comprimidos durante dois dias. Depois, mantenha um comprimido por dia. Se ficar sem tomar por mais de três dias, o ideal é interromper o uso, esperar a próxima menstruação para só então começar uma nova cartela.

Em qualquer caso, é muito importante utilizar um método complementar, como a camisinha, para evitar a gravidez.

fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário