domingo, 5 de maio de 2013

Cuidados com cabelos grossos

O nosso código genético é o que define se teremos cabelos finos ou grossos. Porém, essa estrutura pode se modificar ao longo dos anos devido à perda natural de nutrientes e também por agressões químicas, como uso de coloração e procedimentos como alisamento, relaxamento entre outros. Assim como os cabelos fininhos, os fios mais encorpados pedem cuidados e produtos específicos, assim ficam saudáveis e com aparência impecável.


Os fios grossos podem ser lisos, ondulados, cacheados. A reclamação mais comum de quem tem esse tipo de cabelo é que, geralmente, a combinação do fio grosso com a estrutura ondulada ou crespa é sinônimo de cabelo com volume e mais trabalhoso para cuidar.
A solução para esse tipo de textura é usar produtos que ofereçam controle e hidratação. Isso é ainda mais importante para quem tem cabelos cacheados, que tendem a ressecar mais, pois a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de chegar às pontas.
O leave-in, em creme ou sérum, é indispensável. As máscaras hidratantes podem ser aplicadas a cada 15 dias. Outra alternativa para domar os fios é a aplicação de ceras, pomadas e modeladores em geral.
Quanto ao corte, esqueça o mito de que somente o cabelo comprido e reto diminui o volume. Oscortes mais indicados para cabelos grossos são os repicados e os com fios assimétricos. Ou seja, cortes com as pontas desconectadas deixam as mechas mais leves e suaves. Assim, o cabelo todo ganha mais movimento.
Para quem tem fios lisos e grossos, os cortes assimétricos e desconectados ganham um diferencial com as franjas laterais, que dão mais graça ao rosto. Outro tipo de corte apropriado para esse tipo de cabelo é em camadas e com as pontas desfiadas.
Além da escolha de um bom corte e dos cuidados com a limpeza e hidratação dos fios, usar a escova certa pode fazer verdadeiros milagres. Ela é um item determinante para manter a integridade e a beleza dos cabelos.
No caso dos fios grossos, o ideal é usar escovas de diâmetro largo e com cerdas espaçadas, para que eles possam passar entre os fios, encostar no couro cabeludo e desembaraçar o cabelo desde a raiz. As escovas para fios grossos devem ter, de preferência, cerdas naturais ou artificiais de boa qualidade.
Fonte: dicasdemulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário