domingo, 9 de setembro de 2012

Calça com estampa floral

Conhecer as proporções do seu corpo ajuda a montar looks com a peça sem desequilibrar a silhueta.



Uma tendência que veio das coleções de inverno 2012 é o uso de calças estampadas. A princípio, essa “moda” sofreu resistência do público feminino, principalmente pela ideia de que estampa tende a aumentar as proporções do corpo. Mas, por incrível que pareça, essa peça não é limitada a um determinado público.

A estampa floral foi a tendência que teve melhor adesão em meio às estampas e é também a que possui mais opções, pois varia conforme o tipo de flor (selvagens, campestres, exóticas, etc.), a dimensão em que foi disposta formando a estampa (grande, mediana, pequena – as chamadas liberty) e as cores utilizadas (fundo escuro, cores fortes, tons sorbet).

O uso de estampas florais nas calças entra na questão do equilíbrio. É necessário dosar seu uso, não eliminá-lo. Qualquer que seja a tendência sua aplicação é uma questão de informação, ou seja, é necessário conhecer seu corpo, para selecionar peças que ajam a favor dele e o valorizem, seja pelo estilo da estampa ou a modelagem da peça.

Calça floral com fundo escuro


A cor base da estampa também influencia na harmonia do visual. O floral com fundo escuro, por exemplo, dá ênfase na estampa, destacando-a no look. Independe da dimensão dos florais, grandes ou pequenos, quando inseridas em calças de modelagem justa realçam também a silhueta feminina. Quem possui quadril e pernas grossas pode aderir à tendência dando preferência aos florais pequenos e calças com modelagem mais soltinha, como a pantalona.

Mix de estampas


Estampas podem ser coordenadas sem medo. Um modo de não errar é sempre combiná-las buscando semelhanças entre elas, ou seja, se pertencem ao mesmo tipo de flor (combinação de floral com floral), tamanho (calça floral liberty com estampas pequenas, por exemplo), mesma classe de cor (tons terrosos, sorbet, cores vivas, etc.), ou ainda quando uma cor é comum às duas estampas. Facilita principalmente quando o look é composto por sobreposições.

Calças curtas


Capri, pantacourt (mais próximas ao tornozelo) ou com o comprimento cropped (à altura do tornozelo), são modelos de calças mais curtos. Foi a união mais bem sucedida das estampas florais, já que o modelo traz a estética jovial do estilo girlie, ressaltando a feminilidade da estampa. O ideal para quem possui pernas curtas é utilizar a calça floral curta com salto, para evitar que o look achate a silhueta. Também é possível dobrar a barra da calça, simulando o comprimento curto.

Floral com blazer


A combinação de calça floral com blazer vem para quebrar o paradigma de que estampa não cabe à eventos formais ou ambiente corporativo. O floral rompe com a sisudez do blazer e deixa o visual mais despojado. A coordenação de peças aqui é um pouco mais cuidadosa; e a escolha do blazer é feita através das cores da estampa, sendo que o blazer deve ser da cor de uma das cores que compõe a estampa.

fonte: dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário